Resenha | Edgar Allan Poe 

A resenha de hoje é do livro tão aguardado pelos fãs da Darkside Books: Edgar Allan Poe da coleção Medo Clássico. Essa coleção conta com os clássicos do terror. São eles: Mary Shelley, Bram Stoker e H.P. Lovecraft. Frankenstein, de Mary Shelley já foi lançado.  Confira o texto disponível no blog da Darkside falando sobre o livro.

Allan Poe está em casa

DarkSide Books apresenta Edgar Allan Poe: Medo Clássico, volume 1

Há tempos que os leitores clamavam: “Queremos Edgar Allan Poe na DarkSide!”. E como desejo de DarkSider é lei, a primeira editora brasileira inteiramente dedicada ao terror e à fantasia preparou a edição que todos os fãs esperavam. Seguindo o padrão quase psicopata de qualidade que os leitores já esperam da DarkSide® Books, o livro é uma homenagem a Poe em todos os detalhes: da capa dura à nova tradução feita por Marcia Heloisa, pesquisadora e tradutora do gênero, além das belíssimas ilustrações em xilogravura feitas pelo artista gráfico Ramon Rodrigues. E o mais importante: o conteúdo selecionado que recheia as 384 páginas deste primeiro volume de EDGAR ALLAN POE: MEDO CLÁSSICO. E que conteúdo!

Pela primeira vez numa edição nacional, os contos estão divididos em blocos temáticos que ajudam a visualizar a enorme abrangência da obra. A morte, narradores homicidas, mulheres imortais, aventuras, as histórias do detetive Auguste Dupin, personagem que serviu de inspiração para Sherlock Holmes.

O livro é dividido em vários contos, como diz acima. Eu resolvi reunir tudo em uma só resenha, ou seja, uma avaliação do livro em geral. A resenha pode ter ficado pequena por esse motivo (reuni 16 contos em uma resenha).

Antes de tudo eu gostaria de elogiar o trabalho da Darkside nesse livro. Dá pra sentir que tudo foi feito com muito carinho e consideração. O visual do livro está simplesmente perfeito, foi um dos melhores nas questões design e história que a caveirinha publicou. Não deixou nada a desejar.

Edgar Allan Poe é uma grande coletânea de contos de terror que todo fã deveria ter em sua estante. Você não precisa ficar procurando conto por conto, está tudo lá. É só olhar no sumário e pronto!

A adaptação de linguagem da Darkside foi muito bem feita. Algumas palavras difíceis podem surgir, mas nada que uma olhada no dicionário ou na internet resolva, mas em geral, dá pra entender tudo. A leitura é bem fluida.

Poe faz com que um “cãozinho mal” vire um “cãozinho de três cabeças, salivando e atacando a todos”, ou seja, as descrições que o autor faz das situações são simplesmente horripilantes, bem definidas e detalhadas. Durante a leitura, Edgar vai criando um suspense imenso com essas descrições. Toda vez que um conto passa, nos deparamos com uma coisa nova e inesperada; uma história diferente, com personagens diferentes e interessantes. Ele também sempre usa alguns elementos de coisas que aconteceram na história. Edgar Allan Poe não é só terror, é história também.

As ilustrações contidas são muito “Darkside de ser”: demoníacas, fantasmagóricas e que renderiam um ótimo papel de parede.

Grande parte dos contos são contados em forma de narrador-personagem . Eu não gosto desse tipo de leitura, mas nesse livro, ela foi muito bem aproveitada, chegando a incentivar o leitor a continuar. Se você prestar atenção, não tem nenhuma fala, somente a afirmação de que a conversa aconteceu. Isso torna a obra única e original.

O autor, para descrever os personagens, ele sempre compara as características das pessoas com alguma coisa. Por exemplo: “Cabelos tão lisos quanto teia de aranha”. Isso ajuda muito o leitor que não tem uma imaginação muito forte e não consegue imaginar.

As conclusões que eu poderia chegar é que esse livro é um dos melhores da Darkside em todos os quesitos e que Edgar Allan Poe é o mestre! Que venha o volume 2!

ALLAN POE NA DARKSIDE

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s